Experiência do Parceria Votorantim pela Educação é relatada em publicação internacional
“‘Começou na escola’, conta o jovem paraense cujos dias são, em boa parte, ocupados por conferências, debates e articulações para promover melhorias na educação de sua cidade. Klleverton de Sousa Reis tem apenas 17 anos, vive em Primavera, cidade do estado do Pará, na região Norte do país, e descreve com empolgação as diversas atividades em que está envolvido”, trecho retirado da crônicaParcerias em Prol da Mobilização Social pela Educação.
Lançada no dia 24 de abril, a publicação Empresas e Comunidades que Transformam a América Latina, da RedEAmérica, apresenta quatro crônicas que narram experiências vencedoras do Premio Latinoamericano de Desarrollo de Base – Transformadores. Entre elas, está o Parceria Votorantim pela Educação – PVE, projeto desenvolvido pelo Instituto Votorantim e realizado pelas empresas do Grupo desde 2008. O objetivo do programa é promover a mobilização social pela educação como parte da estratégia para o desenvolvimento local dos municípios em que há atuação da organização.
Segundo a diretora executiva da RedEAmérica, Margareth Flórez, o livro, que conta com versões em português e em espanhol, tem como objetivo inspirar outras empresas e comunidades. “Esperamos oferecer conteúdo àqueles que trabalham para superar as condições de pobreza e para ampliar a democracia a partir da base. Os quatro exemplos de destaque oferecem o enfoque do desenvolvimento de base, em que as comunidades organizadas, com o acompanhamento cuidadoso de organizações privadas, conseguem criar e fortalecer capacidades, vínculos e caminhos para construir, todos os dias, melhores ambientes para suas vidas”, salienta Flórez.
Para a coordenadora do PVE, Anna Paula Colacino, o reconhecimento de uma organização como a RedeAmérica legitima o trabalho realizado pelo Instituto Votorantim com o Parceria Votorantim pela Educação. “Com o lançamento da publicação fica a expectativa de que essas experiências possam ser multiplicadas, pois as iniciativas poderão ser conhecidas e replicadas por outras organizações. Esperamos que esse conteúdo possa, realmente, inspirar, provocar reflexão e se tonar uma referência para instituições que atuam na área da educação”, disse.
Mais de 40 municípios brasileiros já aplicaram o PVE desde 2009. Além da premiação daRedeAmérica, o PVE foi também reconhecido pela Fundação Banco do Brasil, que, em 2011, certificou o projeto como uma Tecnologia Social. Já um estudo realizado em 2013 apontou que o PVE tem impacto direto sobre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios participantes: no Ensino Fundamental 1, o PVE acelera o crescimento do IDEB em 1,5 ano, enquanto que, no Ensino Fundamental 2 , acelera em 5 anos.
Para Flórez, o diferencial da experiência do Parceria Votorantim pela Educação é a aproximação entre a comunidade, a política pública e a realidade de cada local. “A realização desta iniciativa permitiu que a população dos diversos municípios participantes conhecesse e interpretasse a política pública, mobilizando-se ao redor da educação e acessando novos recursos. É uma iniciativa com uma escala importante, que cobre municípios de 12 estados brasileiros, e seus resultados são sustentáveis no tempo. Destaca-se também o papel assumido pelas unidades da Votorantim”, afirma. Ao que Colacino completa, explicando que oPVE mostra que a melhoria da Educação não está restrita à responsabilidade de um só ator. “Entendemos que o poder público é o ofertante de uma educação de qualidade e a sociedade, de forma geral, tem o papel de garantir que isso seja uma realidade. A ideia é envolver toda a comunidade, reconhecendo a importância de cada elemento neste processo. O projeto preza pela garantia de que cada envolvido faça a sua parte em prol da mobilização pela educação”.
Baixe, gratuitamente, o livro Empresas e Comunidades que Transformam a América Latina na versão em espanhol (aqui) ou na versão em português (aqui).
Por Pamella Indaiá / Blog Educação
Publicado em Acontece, Notícias, Parceria Votorantim Pela Educação Marcado com: Experiências,publicação, PVE, RedEAmérica
Nenhum comentário:
Postar um comentário