O SEBRAE, grupo do Sistema "S" que será responsável será o administrador dos Projetos e Programas.
Um deles é o SEBRAE MAIS. Um dos grande sucessos empresariais do Brasil.
Conheça sua Programação:
PROGRAMA SEBRAE MAIS
SEGMENTO: EMPRESAS DE PEQUENO PORTE – EPP
1- Seminário Desafios do
Crescimento
Público-alvo: Empresários de empresas de pequeno porte.
Competências Gerais: Identificar novas temáticas e tendências que
influenciam a gestão do negócio, proporcionando intercâmbio entre os
empresários e debates sobre formas de gestão para o desenvolvimento e a
expansão das empresas de pequeno porte.
Modalidade: Presencial.
Formato: Seminário
Carga horária: de 4 a 8 horas.
Edição:
2-Oficina do MEG
Público-alvo: Empresários de empresas de pequeno porte.
Competências Gerais: Compreender a importância da aplicação do Modelo de
Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa.
Formato: Oficina
Modalidade: Presencial e a distância pela internet
Carga horária: 8 horas divididas em dois encontros sequenciais.
Edição: 2013
3- Acompanhamento de Gestão
do MEG
Público-alvo: Empresários de empresas de pequeno porte.
Competências Gerais: Construir o Plano de Melhoria de Gestão (PMG) da
empresa, com base nos pressupostos do Modelo de Excelência em Gestão (MEG);
acompanhar as ações do PMG por meio de visitas visando propiciar o seu processo
de implantação.
Formato: Consultoria
Modalidade: Presencial.
Carga horária: 10 horas.
Edição:
4- Gestão Financeira – analise as finanças de sua empresa para ter maior
segurança nas tomadas de decisões
Público-alvo: Empresários de empresas de pequeno porte.
Competências Gerais: Conhecer estratégias de gerenciamento das finanças de
uma empresa, estabelecendo a correlação entre caixa, lucro e patrimônio, de
modo a auxiliar à tomada de decisões.
Modalidade: Presencial.
Formato: Palestra 6
Carga Horária: 2 horas
Edição: 2014
5-
Planejando um Futuro
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Conhecer as
dimensões básicas de um planejamento estratégico para a tomada de decisões na
empresa, reconhecendo a importância da sua adoção para organizar o sistema de
gestão do negócio.
Modalidade:
Presencial.
Formato: Palestra
Carga
horária: 2 horas.
Edição: 2014
6- Empresa
Familiar – como fazer a sucessão com união e sem conflitos
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Identificar
a importância da cooperação dos membros da família na gestão da empresa para o
sucesso e continuidade do negócio. Perceber a importância da profissionalização
da gestão para a sucessão em empresa familiar, com o estabelecimento de um
plano de desenvolvimento de competências e de um acordo empresarial familiar,
visando promover a mudança de postura comportamental e sustentação da gestão do
negócio.
Modalidade:
Presencial.
Formato: Palestra
Carga
horária: 2 horas.
Edição: 2014
7- Educação
Financeira – serviços financeiros que melhoram o desempenho da sua empresa
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Compreender
os conceitos e as regras do mercado financeiro que impactam na gestão do
negócio e a perceber a sua importância para a sustentabilidade do
empreendimento.
Formato: Palestra + Consultoria
Carga
horária: 2 horas de
palestra e 40 horas de consultoria individualizada por empresa.
Edição: 2013
8-
Comunicação Empresarial – construindo relacionamentos com o mercado
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte
Competências
Gerais: Orientar os
empresários de EPP sobre como lidar com os “novos tempos da comunicação” e lhes
apresentar proposta prática e adequada de comunicação e de relacionamento.
Contextualizar marketing e comunicação, integrando-os à cultura organizacional
dos pequenos negócios.
Modalidade: Presencial
Formato: Palestra
Carga-horária:
2 horas
Edição: 2014 7
9-Encontros
Empresariais
Público-alvo: Empresários de empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Interagir
com empresários de um mesmo setor ou de vários setores, para apresentar e
debater temas específicos de interesse empresarial, gerando aprendizado entre
os participantes, interação, troca de experiências e, ainda, a criação ou o
fortalecimento de redes de relacionamentos.
Modalidade:
Presencial.
Formato: Oficina
Carga
horária: No mínimo 3
e no máximo 6 encontros com um mesmo grupo, com duração entre 1h30min e 2h30min
cada encontro.
Edição: 2012
10- Gestão
da Inovação – Inovar para Competir
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Desenvolver
competências para compreender o conceito de inovação e os processos de gestão
da inovação no contexto da pequena empresa; tomar consciência da importância da
inovação para a competitividade da empresa; implantar estratégias para estímulo
à inovação na empresa.
Modalidade:
Presencial e a
distância (Internet)
Formato: Curso + Consultoria
Carga
horária: 15 horas de
capacitação + 3 horas de consultoria pós-curso.
Edição: 2009
11- Roteiro
para Implantação de Ambientes Inovativos nas Pequenas Empresas
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Conhecer os
conceitos e a metodologia do “Roteiro para a Implantação de Ambientes
Inovativos nas Pequenas Empresas” e sensibilizar-se quanto à sua implementação
na empresa; possibilitar a compreensão de que “Ambientes inovativos” são
espaços que estimulam a criatividade e a vontade individual de fazer melhor e
diferente.
Modalidade:
Presencial.
Formato: Palestra
Carga
horária: 2 horas de
palestra e 40 horas de consultoria individualizada por empresa.
Edição: 2010
12- Roteiro
para Implantação de Ambientes Inovativos nas Pequenas Empresas
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Conhecer os
conceitos e a metodologia do “Roteiro para a Implantação de Ambientes
Inovativos nas Pequenas Empresas” identificando os pilares de sustentação
desses ambientes e quais as etapas pelas quais deve passar até alcançá-los.
Modalidade:
Presencial.
Formato: Consultoria
Carga
horária: 40 horas de
consultoria individualizada por empresa.
Edição: 2010
13-
Estratégias Empresariais
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Refletir
sobre o processo de implantação de um negócio, desenvolver o pensamento
estratégico e realizar atividades práticas para elaborar estratégias para sua
empresa, proporcionando uma 8 tomada de decisão mais acertada, fruto da análise
e conhecimento de seu ambiente de atuação.Modalidade: Presencial.
Formato: Curso + Consultoria
Carga
horária:
a) Módulo
I: 28 horas + 18
horas de consultoria por empresa.
b) Módulo
II: 8 horas + 4h de
consultoria por empresa.
Edição: 2013
14- Gestão
Financeira
Módulo I –
do Controle à Decisão
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Analisar os
aspectos fundamentais da gestão financeira para melhorar o processo de tomada
de decisões a fim de desenvolver na empresa uma gestão financeira eficiente e
eficaz.
Modalidade:
Semipresencial
(Presencial e Internet).
Formato: Curso + Consultoria
Carga
horária: 116 horas
(entre capacitação e consultoria personalizada).
Edição: 2012
Módulo II –
Da Decisão aos Resultados
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Desenvolver
novas competências consideradas necessárias para realizar a gestão financeira
da empresa de forma eficiente e atualizada. Conhecer as soluções do Programa
SEBRAE Mais que podem contribuir para auxiliar no processo de gestão e tomada
de decisão.
Modalidade:
Semi-presencial
(Presencial e a distância pela internet)
Formato: Curso + Consultoria
Carga
horária: 36 horas e
duração de 30 dias.
Edição:
15-Empretec
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Identificar,
estimular e desenvolver o comportamento empreendedor, por meio de uma
metodologia vivencial e interativa, com jogos, exercícios e debates. Trata-se
de uma solução desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em que o
participante é incentivado a promover mudanças no seu comportamento,
aperfeiçoando suas habilidades de negociação e de gestão da empresa, tendo
maior segurança nas decisões, melhor planejamento e aumento das chances de
sucesso do seu negócio.
Modalidade:
Presencial.
Formato: Curso
Carga
horária: 60 horas.
Edição: 2012 9
16 - Gestão de
Qualidade
Público-alvo: Empresários de empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Desenvolver
a cultura da qualidade, implementando nas empresas processos embasados no
Modelo de Excelência em Gestão (MEG), elaborado pela FNQ. A solução é dividida
em 5 módulos: Compromisso com o êxito, Fundamentos da excelência,
D-Olho na qualidade, Parcerias eficazes e Processos.
Modalidade:
Presencial.
Formato: Curso + Consultoria
Carga
horária: 80horas de
curso + 34 horas de consultoria.
Edição: 2014
17-
Ferramentas de Gestão Avançada
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Compreender
o processo estratégico de gestão analisando o negócio e o ambiente empresarial
e diagnosticando a situação atual da empresa, com o uso de técnicas
apropriadas. Informar-se sobre oportunidades para a sua empresa a partir de uma
análise do ambiente de negócio e do próprio empreendimento. Implantar
estratégias empresariais que aproveitem oportunidades, explorem
potencialidades, criem valor, sejam sustentáveis e diferenciadas, como também
monitorar a implantação da estratégia com base em indicadores de resultados.
Modalidade:
Presencial.
Formato: 76 horas de workshops + 127 horas de
consultoria + 8 horas de encontros empresariais.
Carga
horária: 211 horas
Edição: 2013
18- Plano
de Marketing Avançado
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Compreender
e interpretar criticamente as situações de oportunidades ou ameaças diante dos
pontos fortes e fracos da empresa para fundamentar decisões estratégicas sobre
os elementos que compõem o plano de marketing. Utilizar ferramentas do plano de
marketing para rever o posicionamento estratégico da empresa e estipular metas
atingíveis, de forma a envolver e comprometer a equipe com os resultados a fim
de construir diferencial competitivo do negócio; Predispor-se a desenvolver,
periodicamente, pesquisa e levantamento de informações que permitam inovar e
diferenciar a empresa no mercado. Refletir de forma sistêmica sobre os negócios
da empresa.
Modalidade:
Semipresencial
(Presencial e Internet).
Formato: Curso e Consultoria
Carga
horária: 82 horas
(entre capacitação e consultoria personalizada).
Edição: 2012
19- Sebrae
Mais Orientações Financeiras
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte
Competências
Gerais: Desenvolver
habilidades que permitam utilizar uma ferramenta de Fluxo de Caixa e a
diagnosticar e planejar a gestão financeira do seu negócio a partir da
elaboração e análise do Balanço Patrimonial , visando melhorar a tomada de
decisões.
Modalidade: Presencial
Formato: Consultoria
Carga-horária:
17 horas de consultoria
na empresa + 3 horas para elaboração de relatório.
Edição: 2014 10
20- Gestão
Estratégica de Pessoas
Público-alvo:
Empresários de
empresas de pequeno porte.
Competências
Gerais: Compreender
o papel do capital humano como diferencial competitivo da empresa e a gestão de
pessoas como instrumento para efetivá-lo; analisar os processos de gestão de
pessoas visando a previsão de ações de curto, médio e longo prazos.
Modalidade:
Presencial
Formato: Curso e consultoria
Carga
horária: 32 horas de
capacitação e 15 horas de consultoria por empresa.
Edição: 2015
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